Viver Ciência Itinerante

Xapuri recebe pela primeira vez a Mostra Viver Ciência Itinerante

A cidade de Xapuri recebeu a Mostra Viver Ciência Itinerante com o tema Bioeconomia: Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia, durante os dias 3 e 4 na escola Divina Providência com uma média de público de mais de 3 mil pessoas.

A atividade é realizada pelo governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e do Departamento de Inovação, como uma forma de levar conhecimento, informação e cultura aos moradores de diversas localidades do Estado.

Pela primeira vez em Xapuri, a Mostra Viver Ciência Itinerante foi realizada na escola Divina Providência que envolveu 500 alunos em 76 experimentos expostos, com apoio do Instituto Federal do Acre (Ifac) em alguns trabalhos de química, e também com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac) que disponibilizou 17 alunos para ajudarem na organização do evento com o registro das pessoas que visitaram a mostra nesses dois dias.

Os alunos se prepararam para apresentar seus trabalhos motivados, pois além dos conhecimentos adquiridos, os três melhores experimentos serão selecionados para serem apresentados na Mostra Viver Ciência em Rio Branco que acontece nos dias 29, 30 e 31 no Parque de Exposições.

A Mostra Viver Ciência Itinerante foi realizada na escola Divina Providencia e envolveu 500 alunos em 76 experimentos expostos. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

Os experimentos foram planejados e preparados durante três meses com acompanhamento individual dos alunos dentro das equipes para chegar a um produto final desenvolvido pelos próprios alunos a partir de suas capacidades, com os conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula.

“A importância da nossa participação na Mostra é que temos a oportunidade de abordar um tema que é tanto físico-químico como também fala de economia e sustentabilidade. Mostramos alternativas de reciclagem, da reutilização de garrafas e latas e contribuir com o meio ambiente. Além de ensinarmos o nosso tema, também aprendemos com o tema dos demais colegas. O autoconhecimento é a base de tudo” comentou Luna Cristina, aluna do 2º ano da Escola Divina Providência.

O evento contou com a presença dos alunos das escolas estaduais do município, além de membros do Ministério Público, Polícia Civil, representantes da Ufac, alunos do Ifac, alunos do Projeto Bombeiro Mirim, comunidade escolar e comunidade em geral.

Habilidade, concentração e interação no xadrez Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

A Escola Divina Providência com quase 90 anos de existência, realiza todos os anos feiras de conhecimentos e esse ano, durante o planejamento das atividades escolares, conseguiu conciliar a V Feira Cientifica Reunida com a Mostra Viver Ciência Itinerante em uma mesma data que movimentou ainda mais a escola.

De 2011 a 2014 a escola vinha desenvolvendo uma Feira de Química e a partir de 2015 juntou as disciplinas de física, química e biologia e deram o nome da feira FIQUIBIO que já faz parte do calendário escolar, e devido a sua relevância, está sendo inserida no calendário municipal também.

A chefe do Departamento de Inovação Raquele Nasserala enfatizou  que o evento nos municípios está sendo de grande importância porque o Estado está alcançando as cidades que nunca tiveram essa experiência

“A mostra aconteceu junto com a feira da escola justamente porque esse é o objetivo da Viver Ciência que é incentivar a pesquisa e o conhecimento para as pessoas colocarem em prática aquilo que elas vêem no dia a dia na sala de aula, foi o que aconteceu em Xapuri com muitos trabalhos bem feitos, com o Ifac sempre presente como um parceiro nosso incentivando a pesquisa” pontuou a chefe da Inovação.

Raquele disse ainda que uma das melhores experiências que a Viver Ciência provoca no município é que não só as escolas da zona urbana, mas também as escolas da zona rural participam, está envolvendo de fato todos os alunos. O mesmo que é produzido em Rio Branco também é levado para os municípios para que eles todos possam participar e mostrar aquilo que têm aprendido de positivo durante o ano letivo na sala de aula.

As principais atrações da Mostra foram: planetário, jogos matemáticos, robótica, xadrez, eletrobike, museu de tecnologia, além dos experimentos: usina hidrelétrica, caleidoscópio, bobina de tesla, usina eólica, jogos lúdicos, projetor 3D, gramofone caseiro, tabela periódica 3D, perícia criminal, trem magley, dentre outros.

O professor Jocires Ângelo destaca a grande importância da realização da Mostra Viver Ciência Itinerante juntamente com a Mostra Científica Reunida Divina Providência para a comunidade escolar.

“O importante é alicerçarmos os conhecimentos dos nossos alunos no processo de aprender a aprender, porque quando eles desenvolvem seus trabalhos, quando trabalham manualmente fazendo demonstrações, colocando isso na prática. Nossos alunos acabam aprendendo de forma concreta e lúdica, construindo o próprio conhecimento. Essa é uma oportunidade deles demonstrarem não somente para si, mas, para a família e para a comunidade xapuriense de que o que eles aprenderam eles podem devolver a sociedade. E ainda mais importante, é abrir as portas da escola para a comunidade”, destacou o professor.