Xapuri sedia 1º Fórum Municipal Selo Unicef

Fórum organizado por secretarias municipais tem objetivo de elaborar plano de ação conjunto para promover políticas públicas para crianças e adolescentes

Durante o 1º Fórum Municipal Selo Unicef realizado em Xapuri foram discutidas políticas públicas para a criança e o adolescente. O objetivo é fazer uma análise dos dados estatísticos de ações desenvolvidas no município e debater propostas de melhorias. O evento foi realizado na última sexta feira, 24, no clube Assemux durante todo o dia. Participaram dos debates estudantes, vereadores, servidores da saúde e educação, secretários municipais, conselho tutelar, prefeito e poder judiciário.

Na cerimônia de abertura do evento foram ouvidas as autoridades presentes e a apresentação dos dados estatísticos da saúde e educação. Nove mesas temáticas debateram sobre os direitos da criança e do adolescentes assistidos e os que estão tendo os direitos violados por falta de políticas públicas. Cada grupo identificou as demandas e sugeriu propostas. Participaram das atividades quase cem pessoas e a grande revelação foi a interação de crianças e estudantes adolescentes questionando e sugerindo ideias de como atender a categoria com educação, esporte e lazer.

O fórum foi organizado pelas secretarias municipais de Educação; da Criança e do Adolescente; da Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Xapuri.  O objetivo é elaborar um plano de ação conjunto com a finalidade de promover o fortalecimento dos processos de planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas para crianças e adolescentes.

O cumprimento das metas estabelecidas no Plano proporcionará a Xapuri a obtenção do Selo Município Aprovado, como reconhecimento pela garantia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes. De acordo com a secretária de Ação Social, Sátila Hassem, todas as metas estabelecidas para o fórum foram atendidas e que agora só resta esperar e torcer para o município ser aprovado.

O Selo – Unicef é uma iniciativa baseada na busca social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. O município contemplado com o Selo tem o dever de planejar ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. A entrega do Selo será realizada no final de 2012, a partir da entrega o município poderá utilizar a logomarca do Selo Unicef Município Aprovado e o reconhecimento internacional pelas conquistas alcançadas.