Fiéis de todo o Acre chegam a Xapuri para a Festa de São Sebastião

Secom_AcreSV2001161083 (1)
Pessoas de todo o Acre chegam a Xapuri para celebrar o padroeiro da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Seis meses antes do início da Revolução Acreana, em 1902, um grupo de pessoas saiu em procissão pelas ruas de Xapuri, então um vilarejo, para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que se aproximava na região. Esse foi o início de uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião.

Em sua 114ª edição nesta quarta-feira, 20, pessoas de todo o Acre chegam a Xapuri para celebrar o padroeiro da cidade. Todo o ano a cidade reúne de 10 a 15 mil pessoas, que vão renovar seus votos de fé ao santo protetor.

Padroeiro de Xapuri, São Sebastião foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.

Fé e devoção

Antonia Alves, Maria José e Maria Lopes fazem uma novena em frente a estatua de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Antonia Alves, Maria José e Maria Lopes fazem uma novena em frente a estatua de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Orando uma novena junto à estátua do santo protetor em frente à Paróquia de São Sebastião, Maria José Lopes, a filha Maria Lopes de Oliveira e a amiga Antônia da Costa Alves vieram de Senador Guiomard para pedir graças e agradecer. “A gente vem de longe, mas vale muito a pena”, revela Antônia sem tirar o terço da mão.

“É minha promessa a São Sebastião vir todo ano. É para ele que eu oro, faço minhas promessas e agradeço minhas conquistas. Venho todo ano, gosto demais de visitar Xapuri, e a gente aproveita para comprar uns tecidos”, conta sorrindo Maria José, que comandava a novena das três.

Já o morador do ramal Betel, Antônio Freire, levou algumas horas de carona e caminhada para chegar até a praça da cidade. Revela que já fez e cumpriu muitas promessas para São Sebastião, principalmente em relação ao acidente que lesionou seu nariz, mas hoje apenas visita a Festa para agradecer.

“Todo o ano venho com minha família. A gente é católico, somos da igreja, isso aqui é tudo para gente, é um momento nosso. E ainda dá para aproveitar e comprar umas roupas”, disse Antônio mostrando a sacola de roupas novas compradas nas dezenas de barracas de venda armadas especialmente para a Festa.

Espírito solidário

A população de Xapuri e deputados estaduais se uniram para ajudar o senhor Luís Antonio a ter sua cadeira de rodas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A população de Xapuri e deputados estaduais se uniram para ajudar o senhor Luís Antonio a ter sua cadeira de rodas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Festa de São Sebastião também inspira as pessoas a praticarem a solidariedade. Quem passou pela praça em frente à paróquia pode ver o emocionante momento em que o morador de Xapuri, Luís Antônio de Almeida, de 82 anos e paralítico desde os 8, recebeu uma cadeira elétrica,  fruto de uma campanha iniciada pelos próprios moradores da cidade e que contou com o apoio dos deputados estaduais Manoel Moraes e Ney Amorim.

Morando sozinho, já com dificuldades para falar, mas bastante querido pela população da cidade, Luís não conseguiu esconder a emoção. “É um prazer pra mim, é um prazer imenso. É uma caridade muito grande e eu agradeço em nome de Deus a todos vocês”.