Governo desenvolve projetos culturais em conjuntos habitacionais

A Usina de Arte João Donato foi palco de um importante evento para os fazedores de cultura nesta sexta feira, 13. A Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab) e a Fundação Elias Mansour (FEM), firmaram um Termo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de projetos culturais destinados aos moradores dos conjuntos habitacionais em Rio Branco.

Com a proposta de fomentar a cultura, o governo do Estado deve promover ações destinadas às famílias que são assistidas por programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, incluindo a Cidade do Povo, loteamento Jarbas Passarinho, residencial Rosa Linda I, II e III e Abunã.

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre Sehab e FEM (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Sehab já desenvolve projetos sociais nessas regiões. Para a gestora da Pasta, Janaína Guedes, a cooperação entre as instituições promoverá, através da cultura, a inclusão social.

“Esta é a segunda fase do programa e queremos proporcionar outras oportunidades por meio da cultura incluindo todas as faixas etárias. A participação da FEM nesse projeto nos ajuda a dar maior visibilidade aos projetos a partir da expertise e experiência na seleção dos artistas”, disse a gestora.

Na próxima semana serão lançados editais de chamamento público para a seleção de propostas das empresas culturais interessadas na realização de oficinas socioculturais para a prática de dança, música, teatro, arte urbana, capoeira, atividades circense dentre outras.

“Na Cidade do Povo já existem atividades culturais relevantes que vão desde fanfarra, grupos juninos, dança de salão dentre outros. Com esse fomento que o governo vem propondo eu tenho certeza que isso vai fortalecer esse núcleo cultural que existe nessas regiões”, disse a Presidente da FEM, Karla Martins.

Outras parcerias

Nesta semana, o governo do Estado firmou também, através da Sehab, uma parceria com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que visa ofertar aos moradores da Cidade do Povo, cursos em diversas áreas de trabalho.

Ao todo, serão realizados aproximadamente 70 cursos nas áreas de panificação, artesanato, construção civil e estética, além de conserto e manutenção de motos e bicicletas, conforme identificadas as áreas de interesses dos próprios moradores.

Saiba mais: Governo oferece qualificação profissional a moradores da Cidade do Povo

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter