Governo elabora Plano Contra Queimadas e Incêndios Florestais

A programação contou com a participação de 35 entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que se reuniram para elaborar o Plano (Fotos: Anderson Bodanese/Sema)
A programação contou com a participação de 35 entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que se reuniram para elaborar o Plano (Fotos: Anderson Bodanese/Sema)

A programação contou com a participação de 35 entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que se reuniram para elaborar o Plano (Fotos: Anderson Bodanese/Sema)

Discutir o Plano de Controle, Combate e Prevenção das Queimadas e Incêndios Florestais no Acre. Este foi o tema da Oficina de Planejamento da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 8, na Escola Acreana de Música.

O evento, que faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente, foi organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que fez também o lançamento do seu site institucional.

A programação contou com a participação de 35 entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que se reuniram para elaborar o Plano. Dentre os participantes destacam-se a Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Estado de Extenção e Produção Familiar (Seaprof), Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) e a ONG Woods Hole Research Center (WHRC).

Além de elaborar e implementar o Plano Estadual de Gestão de Riscos, a CEGdRA tem como objetivos propor e avaliar programas, ações e atividades voltadas para a prevenção e controle dos impactos decorrentes de queimadas e incêndios florestais e promover a educação, a capacitação e a divulgação a respeito da gestão de riscos ambientais.

Leia mais

Escola Berta Vieira expõe a “Horta Escolar” na Feira da Sustentabilidade

Governo investe R$ 445 mil na cadeia produtiva do murmuru no Rio Juruá

Acreanas se reúnem para debater a participação feminina na Rio+20

Para o coronel Flávio Ferreira Pires, comandante -geral do Corpo de Bombeiros, órgão que faz parte da Comissão de Gestão de Riscos Ambientais, o trabalho da comissão é importante, pois a reunião dos órgãos que fazem parte do grupo facilita a elaboração do Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e aos Incêndios Florestais no Estado. “O trabalho integrado reduz danos e esforços, pois cada órgão assume a responsabilidade por uma área de atuação e, com isso, os resultados são passados à sociedade”, concluiu.

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, destaca que o governo do Acre, os órgãos federais e parceiros estão fazendo sua parte e conclamam a sociedade acreana a contribuir para a diminuição das queimadas e para que se possa ter um ambiente mais saudável e sustentável.

Sema lança site institucional

Tornar públicas as informações e dados sobre o meio ambiente no Estado do Acre. Este é o objetivo principal do site da Sema, que traz publicações, programas e projetos, e apresenta as atividades dos Departamentos da Instituição e disponibiliza, na íntegra, o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre (ZEE). O usuário vai poder acessar diariamente a partir de segunda-feira, 11, o Boletim do Clima, com previsões meteorológicas e dados de focos de calor e o Plano de Controle, Combate e Prevenção das Queimadas e Incêndios Florestais no Acre.

Conheça o site no endereço: www.sema.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter