Nascer-Plantar e preservar o meio ambiente: uma ideia que veio para ficar

Mães dos quatro bebês escolhidos para simbolizar o lançamento do projeto sairão da maternidade com as sementes de árvores (Surama Chaul/Sesacre)

Mães dos quatro bebês escolhidos para simbolizar o lançamento do projeto sairão da maternidade com as sementes de árvores (Surama Chaul/Sesacre)

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma nova parceria enche de esperança a ideia de um mundo melhor e ecologicamente mais equilibrado. Trata-se do Projeto Nascer-Plantar, idealizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e compartilhado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Leia mais

Governador Tião Viana assina decreto que institui práticas de consumo sustentável no Estado

Governo do Estado lança Projeto Nascer Plantar

Programa Nosso Jeito Sustentável estreia hoje na TV Aldeia

Segundo o Projeto, para cada bebê nascido na Maternidade Bárbara Heliodora, uma árvore será plantada. Para isso, os pais receberão um saquinho com a semente de uma árvore para que plantem e cuidem até que a criança tenha condições de cuidar da própria árvore.

Nascidos na última segunda-feira, Vitória, a indiazinha Maíza Shanenawa, Zaqueu e José, foram os quatro bebês escolhidos para simbolizar o início do projeto e já vão para casa levando a semente do açaí. “Vou plantar com muito prazer porque se as crianças crescem com essa consciência fica mais fácil a gente cuidar do meio ambiente. É uma boa ideia levar também para as escolas porque a escola é o alicerce da educação”, disse Rosileide Maria da Costa, mãe do pequeno José Cleidson de Souza.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Edegard de Deus, é mais importante doar a semente do que a muda já crescida porque a semente precisa ser cultivada e ela vai ter a função de ajudar os pais a refletirem sobre a atitude que cada um está tendo em relação ao planeta.

“É importante que as crianças reflitam sobre o papel das pessoas e de sua árvore no mundo”, disse ele lembrando ser essa uma das mensagens da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a ser realizada de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. “Se não cuidarmos agora, vamos ter problemas no futuro”, completou.

Secretários de Meio Ambiente, Edegard de Deus, e Saúde, Suely Melo, assinaram termo de cooperação no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Surama Chaul/Sesacre)

Secretários de Meio Ambiente, Edegard de Deus, e Saúde, Suely Melo, assinaram termo de cooperação no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Surama Chaul/Sesacre)

Para a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, quem nasceu e quem já teve filhos está devendo o plantio de uma árvore. Ela lembrou que seu pai plantou um cajueiro para cada filho que nasceu e que os irmãos disputavam para ver quem cuidava melhor do seu. “Foi uma ideia fantástica, a criança já vai poder dizer que contribuiu para a preservação do meio ambiente. Precisamos resgatar nosso compromisso com o meio ambiente para termos um ambiente mais saudável”, disse.

A secretária ressaltou ainda que costumam nascer cerca de 450 crianças por mês na Maternidade Bárbara Heliodora e que, portanto, serão 450 árvores plantadas todos os meses. “Vamos levar essa ideia para todos os municípios e criar esta cultura. Podemos ser protagonistas desta cultura”, acrescentou.

Rosileide Maria e o pequeno José: "Vou plantar com muito prazer" (Foto: Surama Chaul/Sesacre)

Rosileide Maria e o pequeno José: “Vou plantar com muito prazer” (Foto: Surama Chaul/Sesacre)

“Todos deveriam cuidar do meio ambiente como cuidam das crianças. Tem uma frase que diz que quando uma criança nasce, nasce também uma estrela no céu. Aqui no Acre quando nascer uma criança, uma árvore será plantada”, comparou a secretária de estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, que também esteve presente na solenidade.

“Achei a ideia muito importante e muito bonita, ainda mais porque vou repassar para o meu filho que vai repassar para mais alguém. Vou plantar, com certeza”, diz Vilani Carvalho Leão, mãe do pequeno Zaqueu de Castro Leão.

As duas secretarias assinaram um Termo de Cooperação para implantação do Projeto Nascer-Plantar, cujas sementes serão doadas pelo Viveiro da Floresta , de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

Após a solenidade, os secretários e convidados plantaram mudas simbolizando as crianças que nasceram desde o dia 1º de junho.

Rio + 20

Um pouco mais tarde, no evento que reuniu a comissão que vai participar da Rio + 20, a secretária Suely Melo ressaltou que o Acre está bem posicionado na preservação ambiental e que isso diz respeito diretamente com a saúde humana. “Um ambiente comprometido, compromete também a saúde humana. As queimadas, por exemplo, trazem problemas respiratórios. Precisamos refletir sobre o uso racional dos recursos naturais e não tem momento mais oportuno do que este, com a proximidade da Rio + 20. A nossa saúde agradece”, finalizou.