Plantando árvores para o bem-estar da população

O Governo do Acre, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), dá continuidade ao Programa de Arborização Urbana (Fotos: Maurício Galvão/Sema)
O Governo do Acre, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), dá continuidade ao Programa de Arborização Urbana (Fotos: Maurício Galvão/Sema)
O Governo do Acre, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), dá continuidade ao Programa de Arborização Urbana (Fotos: Maurício Galvão/Sema)

O Governo do Acre, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), dá continuidade ao Programa de Arborização Urbana (Fotos: Maurício Galvão/Sema)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está dando continuidade ao seu Programa de Arborização Urbana que pretende plantar mudas de árvores nativas por todo o Estado, como forma de agregar qualidade de vida e proporcionar condições ambientais mais adequadas para as cidades acreanas.

A comunidade do Conjunto Habitacional Carandá, em Rio Branco, foi contemplada com o programa nesta última sexta-feira, 18, quando também ocorreram diversas ações voltadas ao saneamento, saúde e educação ambiental, através de uma ação conjunta promovida pela Secretaria de Habitação (Sehab), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A Secretaria de Saúde se incumbiu de ações preventivas, além de prestar assistência médica gratuita. Já a Secretaria de Habitação trabalhou nos ajustes e complementos necessários no que se refere ao esgotamento sanitário.

O Programa de Arborização já vêm ocorrendo desde dezembro de 2011 em Rio Branco, quando iniciou suas atividades no bairro João Eduardo, com ação semelhante no Parque do Tucumã. Na comunidade Carandá, foram disponibilizadas 200 mudas cedidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), sendo disponibilizadas a graviola, o ingá-de-metro, o cupuaçu e o ipê-branco. Há também a previsão do plantio de mais espécies para a arborização das ruas do conjunto habitacional.

Para o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o compromisso vai além do simples plantio: “Estamos conscientizando a população sobre a importância de ter árvores plantadas em casa, tanto pelo conforto trazido pela sombra quanto pelos frutos, que ajudam na dieta familiar. Juntamente a essa ação, a Secretaria de Meio Ambiente está dando instruções e apoio na questão da destinação adequada do lixo, conscientizando para que a comunidade possa viver em um ambiente limpo, também colaborando para possuir um entorno com mínimo impacto ambiental”, conclui.

Melhorando a vida nos bairros com ações sociais concretas

Para o engenheiro agrônomo Luis Fernando Nogueira, da equipe de Difusão e Educação Ambiental da Sema, o intuito é ajudar na reestruturação dos bairros. “Temos aqui um conjunto entregue para uma comunidade de pessoas que anteriormente viviam em áreas de risco localizadas à beira de rios e igarapés. O que ocorre é que essa comunidade ainda não havia recebido uma instrução de ação social e de saúde, levando em conta também o caráter ambiental, e agora a gente está trazendo esse suporte necessário, aliado ao objetivo de conscientizar para que não haja degradação. Assim, essas pessoas poderão viver melhor dentro de seu bairro, com uma compreensão mais apurada de que isto aqui lhes pertence e merece ser cuidado.”

Leia mais

Melhores práticas ambientais do país estão no Acre, afirmam pesquisadores

Governo e sociedade acreana consolidam a Carta de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

Informação e inclusão ambiental no Jordão

Entre as atividades relacionadas à educação ambiental, também merecem destaque os chamados Jogos Ambientais, elaborados e disponibilizados pela equipe de Educação e Difusão Ambiental da Sema, em parceria com uma assessoria especializada. Os jogos de tabuleiro propõem desafios e enigmas instigantes, abordando diversos eixos temáticos relacionados à importância dos recursos naturais, compondo uma forma divertida e eficiente de levar conceitos relevantes para a preservação do meio ambiente, tanto para a população mais jovem quanto para os adultos.

Fernando Lima, presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), estava presente para prestigiar o evento. Ele lembrou que o envolvimento da comunidade em uma ação conjunta desse porte colabora não apenas na conscientização, mas nas próprias relações humanas que se estreitam dentro do bairro. “Quando vemos crianças e diversas famílias trabalhando juntas de forma organizada, percebemos que, além da educação, estamos promovendo uma integração sadia entre os moradores”, disse.

Alunos do Curso de Ciências Biológicas da Ufac e da Uninorte também participaram ativamente da programação, com ações de apoio voltadas à saúde e educação, colaborando na distribuição de hipoclorito, preservativos e encaminhamento para vacinação, além do suporte necessário para a inclusão no Bolsa Família.

A moradora Maria de Nazaré, mãe de seis filhos e moradora do Carandá, foi sucinta e categórica ao avaliar a ação das secretarias e da instituições educacionais, concluindo em poucas palavras o resultado de um programa de arborização realizado em moldes tão amplos: “Sou beneficiária do Bolsa Família e também pude receber minha casinha. Agora vocês estão ajudando a melhorar o bairro com a arborização e assistência na comunidade. Eu só posso agradecer vocês por esse ato de amor por nossas crianças.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter